A empresa de design Dosuno, da Colômbia, criou uma nova maneira de pensar a construção de móveis. Todos feitos com peças de encanamentos e outros materiais simples, a empresa disponibilizou para download gratuito o manual de montagem das peças. Chamados de “open design”, os projetos permitem ainda que o usuário faça alterações no modelo original.

A ideia é que as pessoas tenham acesso a móveis de qualidade e funcionais sem gastar muito com isso. Como colombianos, a empresa se preocupou com a qualidade de vida da população do país, em meio de crises econômicas.

Para a equipe, é importante ressaltar que os materiais utilizados estão disponíveis para quase todos, o que aumenta a sustentabilidade social do projeto. As peças do projeto podem também ser facilmente montadas, desmontadas, transformadas e reaproveitadas, fazendo com que os materiais usados não sejam descartados.

Exemplo de móveis e diagramas de montagem das peças. Na foto, a cadeira, a estante e a mesa têm os modelos disponíveis na internet.

Para saber mais sobre a Dosuno, clique aqui. Para baixar o manual de instruções para os móveis, em inglês ou espanhol, clique aqui.

Para ver como foi o processo de criação dos móveis, veja o vídeo abaixo:

DOSUNO DESIGN: A well calibrated design machine. from Balaclava Films / IriartePhoto on Vimeo.