A Mubi (Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta), de Portugal, incentiva o maior uso da bicicleta como transporte com o programa Bike Buddy. Para quem ainda se sente inseguro em andar de bicicleta pelas cidades, basta pedir através do site um acompanhante, que irá ajudar na escolha das melhores rotas e com dicas de maior segurança.

O programa está disponível para as cidades de Lisboa, Aveiro, Peniche, Porto e Vila Real. Os acompanhantes são voluntários e participam dos trajetos por cerca de duas semanas. Os pré-requisitos são que a pessoa já saiba pedalar e tenha uma bicicleta em condições seguras de uso.

No site da iniciativa os novos ciclistas ainda podem ver dicas e informações de como se portar no trânsito. Lembrando que como a iniciativa é de Portugal, as informações referentes às leis de trânsito podem ser diferentes das brasileiras.

Aqui no Brasil, você que já é ciclista pode se voluntariar para acompanhar conhecidos em suas primeiras pedaladas. Se você quer começar a andar de bicicleta e não conhece ninguém, procure grupos de ciclistas da sua cidade.