Ter uma pequena horta (individual ou coletiva) em uma cidade grande traz benefícios tanto para a alimentação (que fica mais saudável com ingredientes sem agrotóxicos), e para o meio ambiente, diminuindo o impacto da produção em massa.
Alex Archer é geografo especialista em questões ambientais e um dos criadores da empresa “2ou+”, desenvolvedora de soluções ambientais com experiência em ambientes urbanos. Uma das ações da empresa é o auxílio na criação de hortas urbanas.
“Tenho tentado levar a ideia de cultivar hortas em terraços dos prédios. Estes lugares são geralmente ociosos e com o concreto acumulam calor contribuindo para os efeitos das ‘ilhas de calor’, fenômeno comum em metrópoles. Com as hortas no terraço, além do ganho com a produtividade do alimento, você diminui o efeito de concentração de calor; e ainda temos com o cultivo o sequestro de carbono, já que hortaliças adoram CO2, gás presente em abundância em grandes centros urbanos. Em pesquisas realizadas pela faculdade Cantareira é possível ter uma produtividade melhor na metrópole do que no campo, em virtude da grande concentração de CO2 disponível para as espécies”, explica Alex.
É preciso pouco para montar uma pequena horta em casa. Veja o passo-a-passo de Alex para começar o processo:
1. Verifique a disponibilidade de luz. “É fundamental ao menos duas horas diárias de sol para estimular a fotossíntese das plantas”, diz Alex.
2. Escolha espécies adequadas. “Para os iniciantes, o recomendável é utilizar espécies que não exigem muitos cuidados, como manjericão, alecrim, boldo, hortelã, salsa, coentro”, indica Alex. Depois, pode-se partir para o tomate, morangos e beterraba.
3. Crie uma rotina para os cuidados básicos. “Os cuidados básicos são com relação a rega, uma vez por dia, e com a adubação orgânica, sem aditivo químico, para manter a salubridade do alimento. A forma de colher as folhas ou alimento também requer alguns cuidados para manter a planta sadia, sem problemas ou feridas que possibilitem a entrada de pragas”, explica Alex. Esses cuidados podem variar de acordo com a espécie. Para saber exatamente essas necessidades, pergunte para o vendedor das mudas ou sementes.
Para começar, você também pode reaproveitar vasos que você já tem em casa ou montar recipientes com garrafas PET, pneus e outros materiais reaproveitáveis que você tiver em casa.
Além das hortas, a 2ou+ trabalha de maneira articulada com outras ações. Assim, são usadas as técnicas de compostagem para gerar adubo para alimentar a horta, por exemplo. Para conhecer mais sobre a empresa, clique aqui.
Hotta em casa
Quero montar uma horta na minha garagem, mas não sei como iniciar o projeto. Pode me ajudar?
Olá Marlene! Primeiro, siga os passos indicados na matéria. A iluminação é muito importante para a planta! Caso o local não tenha iluminação natural, será necessário levar as plantas para tomar sol diariamente. Depois, você precisa pensar na escolha de vasos e plantas.
Só esqueceram de informar a maneira e plantar, só isso.
Olá Alexandre! A maneira de plantar muda para cada planta, e informações específicas podem ser encontradas nas embalagens das sementes. Mas, em geral, basta fazer um buraquinho na terra e colocar as sementes dentro, cobrindo a semente com terra, mas de leve, para não sufocar o crescimento da planta.
eu tenho mangericão tomilho é ótimo para colocar em mlhos de tomates gostei!!!
A idéia de horta com garrafas pet me interesssou.
Onde posso encontrar orientação?
Grata!
Olá Everalda! Bata cortar a garrafa e usar como vaso, mas você pode ver mais aqui: http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog/2010/08/10/garrafas-pet-se-tornam-vasos-ecologicamente-corretos/
[...] Jardim: se tiver um jardim em casa, separe um pedacinho dele para montar uma horta. Comece com mudas simples, como ervas para tempero e chá (cebolinha, salsinha, manjericão, erva doce e camomila). Depois, você pode começar a plantar tomates e morangos. Se morar em um apartamento, tente separar um pequeno pedaço da casa que tenha sol (como um pedaço da varanda ou em uma bancada perto de uma janela), e plante as mudas em vasos. Veja dicas de como começar uma horta aqui. [...]
Ola Alex. Fiquei encantada com sua horta!Gostaria que,caso seja possivel, me mandasse mais detalhes tipo: como colocar os nutrientes nas garrafas pet, como replantar as mudas, depois que colho as verduras etc.Estamos preparando uma horta comunitaria aqui na minha cidade. O terreno tem aproximadamente 5oo m2 Espero sua resposta.Obrigada. Vilma
Estamos começando uma.Estou coletando idéias e inforações.
Oi Ana . Que bom! nós da Atitude Sustentável ficamos muito felizes em saber de ações como esta. Veja alguns livros de permacultura que poderão auxiliar. Os de autoria de John Seymor são bem indicados.Bom trabalho e mãos na terra. E quando fizer a colheita conta pra nós.Nossa equipe de conteúdo poderá fazer um case sobre a sua história. Grande abraço, Equipe Atitude sustetável.