Um relatório da IBM divulgado recentemente indica as cidades com mais congestionamentos do mundo. São Paulo, única cidade brasileira no ranking, está na sexta posição. A pesquisa conversou com motoristas de diversas cidades, tentando comparar o trânsito da mesma cidade em diferentes décadas, mostrando como ele pode ter mudado ao longo do tempo.

A maior diferença foi encontrada em Beijing, na China, que desde de 2010 teve um aumento de 23.8% no número de carros circulando pela cidade. Para procurar uma solução para a situação, o governo da cidade pretende investir 331.2 bilhões de yuan em um sistema de metrô mais eficiente.

Durante as entrevistas com os motoristas foram abordados os seguintes aspectos: o tempo gasto no trânsito, o preço dos combustíveis, o quanto o tráfego piorou com o tempo, o stress causado pelo trânsito e a quantidade de deslocamentos que deixaram de ser feitos pensando no quão ruim estaria o trânsito. De acordo com esses temas, as cidades receberam pontuações que determinaram a lista das cidades com o pior trânsito. Confira o ranking e as pontuações no gráfico abaixo:

Fonte: IBM.

Das cidades listadas, as 10 primeiras têm situações mais críticas de trânsito. As outras já têm um trânsito menos intenso e com maior qualidade para os motoristas. Elas constam no relatório por terem participado da pesquisa.

Para mais informações, clique aqui.