A ONG Instituto Meio vence o Prêmio Planeta Casa 2011, na categoria ação social, com o projeto PetLimpa. Criado em parcenria com o grupo Camargo Correa, o projeto desenvolve vassouras sustentáveis com garrafas PET na Copercicla, Cooperativa de Catadores e Recicladores de Noroeste de Minas.

Vassoura de PET trouxe mais renda para catadores e reutiliza materiais.

A Copercicla recebe todo o material recolhido por meio da coleta seletiva da cidade de Paracatu, com apoio da prefeitura da cidade. A fábrica das vassouras foi construída na própria cooperativa, fortalecendo a estrutura do local.

O projeto PetLimpa investiu em ações de educação, para que os produtos e a comercialização fosse feita de uma maneira mais rentável. O programa melhorou a infra estrutura e a capacitação na área de gestão. Com isso, os catadores perceberam também com mais amplitude o trabalho que realizam.

Atualmente, a coleta seletiva na cidade de Paracatu recolhe mensalmente cerca de 50 toneladas de material, dos quais cerca de 2 toneladas são realmente material reciclado para reaproveitamento.