Com apenas uma ação em cada cômodo você pode deixar sua casa mais sustentável. Veja o infográfico e as dicas abaixo:

Fonte: Atitude Sustentável/ Gisele Eberspächer. Clique na imagem para ampliar.

Banheiro: controle o tempo do banho e regule torneiras e chuveiros com vazamentos. Economizar a água é muito importante, já que é um recurso cada vez mais escasso. Tente diminuir seu tempo de banho aos poucos, até que fique em cinco minutos ou menos. Outra dica para economizar água é fazer xixi no banho!

Cozinha: separe o lixo orgânico dos resíduos recicláveis. A ação encaminha cada produto para seu determinado fim, permitindo que plásticos, papéis e outras embalagens sejam reaproveitados e reciclados. Se a sua cidade não tem coleta seletiva, uma opção é separar os materiais em casa e encaminhar, você mesmo, a entidades e cooperativas de reciclagem. Uma dica é juntar vizinhos para fazer isso, fazendo um rodízio de quem vai entregar os materiais e levando mais itens de uma vez só.

Sala: desligue os aparelhos do modo stand-by. Deixar produtos ligados na tomada, mesmo que sem serem usados, também consome energia.

Quartos: opte por lâmpadas de LED, que consomem menos energia e duram mais tempo. Ainda assim, só deixe as luzes acesas quando necessário, e prefira usar a iluminação natural durante o dia.

Lavanderia: reutilize a água da lavagem das roupas para lavar calçadas e o carro.

Jardim: se tiver um jardim em casa, separe um pedacinho dele para montar uma horta. Comece com mudas simples, como ervas para tempero e chá (cebolinha, salsinha, manjericão, erva doce e camomila). Depois, você pode começar a plantar tomates e morangos. Se morar em um apartamento, tente separar um pequeno pedaço da casa que tenha sol (como um pedaço da varanda ou em uma bancada perto de uma janela), e plante as mudas em vasos. Veja dicas de como começar uma horta aqui.