O movimento “Vá para a feira!” tenta incentivar as pessoas a consumirem mais alimentos de feiras em São Paulo. Segundo a campanha, o número de consumidores em feiras de rua na cidade tem diminuído drasticamente, colocando em risco essa maneira de comércio.

Dados mostram: apesar de consumidores alegarem preferir feiras, optam por mercados na hora de consumir. Fonte: Vá para a feira!

Ainda assim, ir em feiras é importante em qualquer cidade, principalmente por incentivar o consumo de produtos locais e o uso do espaço urbano pela população.

Veja abaixo o vídeo da campanha:

Além de ser mais sustentável, os alimentos encontrados nas feiras serão, provavelmente, mais saudáveis também. Veja abaixo cinco benefícios das feiras:

Histórico das feiras. Fonte: Vá para a feira! Clique para aumentar a imagem.

1. Comprar de vendedores locais e incentivar comércio e produção mais justos. Quando você compra alimentos em feiras, é mais fácil saber a procedência dos alimentos e a sua qualidade. Quando o próprio vendedor também não é o produtor do alimentos, eles se conhecem. Assim, você pode ter informações sobre a produção dos alimentos e optar por aqueles mais saudáveis. Além disso, comprando de produtores locais você evita o transporte excessivo de mercadorias.
2. Ao comprar produtos em feiras, você evita o uso de embalagens em excesso. Levar sua própria ecobag ou carrinho é melhor ainda. Em mercados, é cada vez mais comum saladas serem vendidas em embalagens plásticas ou de isopor, coisas que raramente serão vistas nas feiras.
3. Preço. Comprando em feiras, você pode negociar o preço com o vendedor, sem contar que em muitas feiras o preço dos alimentos vai diminuindo quando a feira vai chegando ao final.
4. A maioria dos vendedores deixa os clientes provarem os alimentos que estão levando, além de darem dicas de como preparar determinados produtos e receitas.
5. Como são realizadas nas ruas, provavelmente vai ter uma que seja perto da sua casa. Assim, você pode ir a pé e evitar o trânsito. Além disso, você provavelmente terá menos filas nas feiras.

Abaixo, vídeo da campanha compara feiras e supermercados:

Para acessar o site da campanha, clique aqui (lá eles disponibilizam um mapa com locais e horários das feiras na cidade de São Paulo). Clique aqui para ver os locais e horários das feiras de Curitiba e aqui para as feiras do Rio de Janeiro.