Para transformar peças sem utilidades em acessórios e bijuterias basta apenas um pouco de criatividade. Veja abaixo seis ideias que podem ser feitas em casa:

O bracelete é feito com juta traçada. Para a base, basta usar um bracelete que você não usa mais ou um aro de madeira ou de plástico. É possível improvisar também com papelão, mas isso pode deixar a peça mais frágil. Para colar a juta na peça, opte por uma cola à base de água (a ideia é daqui).

A bolsa exige um pouco mais de habilidade de costura para ser feita, mas reutiliza uma camisa, gravatas e casacos. Se você não tiver em casa, uma boa ideia é passar em um brechó e comprar peças realmente antigas. Veja mais aqui.

A base desse modelo de bracelete precisa ser mais lisa e regular, já que fica mais aparente. A usada para a peça da foto é de madeira. Depois, você recorta as tirinhas de papel (podem ser revistas e jornais antigos, papéis de presente e outras embalagens). Você também pode optar por fazer em diversas cores ou com um material monocromático. O acabamento pode ser feito com cola. Veja mais aqui.

As flores dos anéis são feitas com latinha de alumínio de refrigerante. Como são feitas manualmente, as peças acabam sendo diferentes entre si. É necessário cuidado na hora de cortar as peças, que devem ser lixadas nos cantos para não causarem machucados (pode ser feito com uma lixa fina de obra ou com lixa de unha mesmo). As peças são coladas em uma base, que pode ser encontrada em armarinhos  (a ideia é daqui).

Os pingentes dos colares são feitos com cerâmica. Para reutilizar uma peça (um prato, por exemplo), você vai precisar de um turques para cortar os pedaços (turques é um modelo de alicate, feito para cortar peças usadas em mosaicos). Veja mais aqui.

Os chaveiros são feitos com pequenas placas de skates. A mesma ideia pode ser usada para fazer pingentes e brincos. Veja mais aqui.