Quer aproveitar a festa mas não quer prejudicar o meio ambiente? Veja as dicas abaixo:

1. Antes de comprar qualquer fantasia, veja no seu armário peças que podem ser usadas de uma maneira diferente. Vale usar uma saia colorida com uma blusa de outra cor. Lenços podem ser usados como bandanas ou laços para prender o cabelo. Vale a criatividade.

2.  Faça máscaras usando jornais ou revistas antigos. Basta pegar um molde e cortar o papel (você pode colar várias camadas para deixar mais resistente). Depois, colocar uma fita para prender e decorar com aquilo que você tiver em casa (pode ser papel colorido, lápis de cor, tinta, giz de cera…). Aqui você pode ver como fazer uma máscara com uma caixinha de leite.

3. Cuide com o excesso de materiais descartados. Não desperdice copos ou pratinhos descartáveis enquanto pula o Carnaval. Pense em usar louças que não quebrem (como as de metal ou plástico não descartável), ou opte por descartáveis biodegradáveis (veja mais sobre eles aqui).

4. Cuidado com o seu lixo. É importante não largar ele em qualquer lugar da rua, causando poluição e podendo ainda machucar alguém, principalmente com latinhas ou vidro. Por isso, procure jogar em latas de lixo.

5. Se for viajar, tente ir com a lotação máxima do carro e escolha destinos próximos, diminuindo a pegada ecológica dos viajantes.