Já tentou ficar um tempo sem colocar o lixo para a coleta para ver a quantidade de material acumulada? A situação fica ainda pior depois do fim de semana ou de uma festa. Pensando nisso, uma família americana já propôs até não produzir mais nenhum resíduo.
Que tal repensar o uso de embalagens e começar a desperdiçar menos? Veja abaixo dicas que podem ajudar:
1. Compre menos produtos. Pense bem se determinado produto é realmente necessário, e só depois compre.
2. Opte por produtos com menos embalagens no mercado.
3. Tente fazer produtos em casa. Fazer pães e bolos em casa, por exemplo, evita várias embalagens da panificadora.
4. Use suas próprias embalagens, como ecobags. Além disso, quando for comprar itens a granel em feiras, leve os potes que você vai usar para armazenar o produto em casa e evite o saquinho plástico. O mercado londrino Unpackaged, por exemplo, não tem nenhum tipo de embalagem para viagem: o consumidor deve trazer a sua.
5. Conserte os produtos que estragarem, como costuras em roupas ou reparos técnicos em aparelhos eletrônicos, antes de optar por comprar um novo.
6. Reutilize embalagens. Use as caixas de produtos para a organização da casa. Além disso, para famílias com crianças, é possível guardar várias embalagens para serem usadas em brincadeiras. Além de sustentável, incentiva a criatividade.
Tem outra dica? Deixe nos comentários!
[...] está achando difícil de entender? Tudo bem, o site Atitude Sustentável separou algumas ótimas dicas para você diminuir o lixo produzido em [...]
Caixas de leite longa vida são ótimas “formas” para fabricar gelo em casa e podem ser reutilizadas várias vezes, depende do cuidado com que se retira o gelo.
Utilizar cascas de frutas e ovos como adubo para plantas, tbm diminui a quantidade de lixo orgânico.
Ao usar seu papel higiênico, lave-os e pendure no varal, seca rapidinho! Aí vc economiza mais! Abraços
COMPREI UM FOGÃO, E COM A CAIXA, FIZ UMA LINDA CASINHA DE BONECA P/ MINHA SOBRINHA. FIZ 1 PORTA E 2 JANELAS LATERAIS. COLEI PAPEL DE SEDA ROSA E LILÁS E O TELHADO COM EVA MARROM,…UM LUXO!!!!!!!!!
Se você mora em casa , pode fazer compostagem , assim como eu , todo lixo orgânico vai para a composteira tranformando-se em excelente adubo para usar na horta.
Para o lixo orgânico pode-se fazer uma composteira e aproveitar para adubar as plantas de casa, ou porque não uma horta em casa!? Há composteiras pequenas que cabem em ‘apertamentos’.
Pessoal, ótimas ideias da Mayra, do Nilo, da Lara, da Ana Lúcia e do Guma! Obrigada pela participação de vocês!
Oi, Gisele. Eu acredito que a “indústria do desconsumo” (vide google) seria uma solução de massa, implantável em curto prazo, para começar a solucionar esta questão.
Qual meu comentario o governo deixe de cobrar imposto que dou jeito em tudo e sua dica nao tem valor algum.
Exelente, esse artigo é um bom começo para refletirmos sobre o meio ambiente, mas, já é tempo de ensinar isso nas escolas, sustentabilidade é algo que nossos filhos devem aprender desde os primeiros anos na escola.
Com garrafas pet, pode-se fazer uma ótima horta vertical, amarrando uma garrafa a a outra e plantando hortelã, salsa, cebolinha e demais plantas de pequeno porte
O governo e a mídia não querem gastar dinheiro para conscientizar a população sobre a sustentabilidade, e nem as empresas querem investir nisso, só querem saber de produzir e produzir, dinheiro e dinheiro e esquecem do planeta, é lamentável.
no bairro da Vila Indiana, que fica no Butantã, os caminhões da Prefeitura recolhia o lixo reciclavel,
com a alegação que estava se tornando inviavel devido a custos, foi suspensa a coleta, hoje va tudo misturado para o lixo, a propaganda e linda, mas na pratica?
Use um triturador de lixo na pia da cozinha. (so para organicos, obviamente…)
Caixa de leite são excelentes para colocarmos vidros quebrados. Também são mt úteis para lixo orgânico bem úmido, como sementes de tomates e sobras de comidas liquidas entre outras.
Outra maneira é separar o lixo orgânico do reciclável. O reciclável é sempre bem vindo para os carrinheiros, ainda mais já separado.
Tb pode-se usar o pó de café como adubo para as plantas, além das cascas de ovos. Um lixo a menos.
Comer mais fora ,na casa da sogra com isso vc quase nao gera lixo em casa,use o banheiro da empresa…..rsrrssrideias nao faltam…
ótimo geraldo, gostei!
Restaurar objetos também vale; para um varal com cordas enferrujadas, cobrir com contact branco e pronto: varal novo!
Tentar reservar a água que utilizarmos para o banho ser jogado no vaso sanitário. Pra evitar desperdícios com a descarga!?!
Comer pão na chapa e pingado no bar de café da manhã….. ficar sem comer tbm é legal que além de não sujar ainda emagrece….
O conceito de “desconsumo” (vide google, entre aspas) é a resposta mais simples para este momento da sociedade, considerando os hábitos já arraigados.
Utilizo os galões d’agua pra compactar embalagens pet 7 pert 5 e assim por diante. Vai enfiando, e depois de 6 meses v, não acredita qdo vê o peso. Ai descarta nos coletores, diminui espaço, economiza transporte.
Lave o feijão, as frutas e as saladas e reserve essa água para regar as plantas. Água do arroz não vale. A água do cozimento da beterraba é ótima para as plantas – as mesmas vão ficando com as cores mais vivas e avermelhadas.
O principal, em casa, é que todos da família colaborem. Não adianta apenas um reduzir o consumo, apenas um separar o lixo, se não houver colaboração de todos! Tem muitas maneiras bacanas de minimizar os impactos que o lixo causa, e uma delas é a compostagem, vale a pena experimentar, porque além de você ver a transformação em adubo, é uma excelente terapia!