Já pensou nas vantagens de andar a pé para fazer suas tarefas na cidade? A atividade faz bem para saúde, mas traz também benefícios para a mobilidade urbana e para a cidade.

Claro, ninguém está falando em andar quilômetros e quilômetros. Mas, ao invés de ir para o shopping no fim de semana comprar alguma coisa, por que não ir a pé ao comércio do bairro? Assim, você provavelmente economiza tempo e dinheiro. Além disso, é um carro a menos circulando nas ruas e emitindo gases do efeito estufa. O mesmo vale para pequenos mercados, farmácias ou feiras.

Uma das vantagens dessa atividade é incentivar e fortalecer o comércio local. Além disso, aumenta a sociabilidade do bairro.

WalkScore: o quão bom é andar pela sua cidade?

O site americano Walkscore tenta incentivar as pessoas a andarem a pé mostrando para elas o que poderão encontrar no caminho. Para isso, basta colocar um endereço que ele dá uma nota entre 0 a 100, considerando a quantidade de estabelecimentos comerciais no caminho. O serviço já está disponível no Brasil, mas conta com poucas empresas cadastradas, o que faz com que seja pouco preciso.

Mas é necessário também que o governo se preocupe com isso, fazendo a manutenção das calçadas. Além disso, é necessário escolher uma pavimentação de qualidade, que deixe o caminho mais plano possível para pedestres. Ainda, é preciso levar em consideração a segurança pública. Outra maneira de incentivar os pedestres veio de Londres, onde lojas irão das descontos para quem estiver a pé.

Porém, vale a reflexão: pense no seu dia-a-dia e no que pode ser feito andando. Aproveite para conhecer novos locais também.