Quer ter uma horta em casa com pouco trabalho? Uma ideia é fazer uma horta sem cavar, ou seja, sem danificar o solo ou grama do seu jardim. Veja abaixo o que você precisa e como fazer:

Material:
material para cercar (pode ser sarrafos de madeira ou outro material que você já tenha em casa)
jornal
palha
fertilizante orgânico
estrume
composto orgânico
mudas

Como fazer:
1. Escolha um local adequado e ensolarado no seu jardim para montar a horta.
2. Pense no tamanho do canteiro e delimite com o material escolhido. Pode ser madeira, tijolos, troncos, pedras… enfim, escolha aquilo que você já tiver em casa!
3. Dica para remover ervas daninhas: cubra o terreno do canteiro com uma camada de cerca de um centímetro de jornal úmido.
4. Em seguida, é só cobrir o jornal com camadas dos outros materiais na seguinte ordem: palha, fertilizante orgânico, palha, esterco, palha e composto orgânico.
5. Regue e deixe o espaço descansar por dois dias.
6. Plante as mudas desejadas. Comece com plantas com raízes mais curtas, como a alface. Aos poucos, as camadas vão se misturando e começam a parecer uma terra. Aí sim você pode começar a plantar mudas com raízes mais longas.

Se você mora em apartamento, você pode montar uma horta semelhante a essa, mas você precisa de um vaso grande com terra (e em seguida seguir os passos) ou colocar uma camada de terra na varanda (nesse caso, você precisa de acompanhamento técnico para adequar a drenagem de líquidos e para não prejudicar a estrutura da construção).