Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo professor Eran Ben-Joseph, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), os EUA têm 800 milhões de vagas de estacionamento. A área total é equivalente à ilha de Porto Rico (9.104 quilômetros quadrados).

Essas informações foram publicadas no livro “ReThinking a Lot: The Design and Culture of Parking” (Repensando muito: o design e a cultura do estacionamento, em tradução livre), em que o autor critica o tamanho da área ocupada com estacionamentos no país, que chega a ser de 1/3 das áreas das grandes cidades.

Essa situação gera diversos problemas para os ambientes urbanos, como a absorção de energia solar, que eleva a temperatura média, e a falta de regiões impermeabilizadas para o escoamento da água. Além disso, plantas são desmatadas para a criação desses espaços, acumulando mais CO2 na atmosfera.

Uma possível solução seria a diminuição da quantidade de carros da frota ou sua troca por veículos de menor porte (permitindo vagas que ocupem menos espaço).