A Coppertone lançou um programa de coleta de embalagens de protetores solares vazias, de qualquer tamanho ou marca. O material coletado será usado como matéria-prima, substituindo o material virgem e evitando a extração de novos materiais. A estimativa é que são usadas anualmente cerca de 16 milhões de embalagens de protetor solar.

A Brigada Coppertone Protetores do Planeta é feita em parceria com a TerraCycle, empresa que desenvolve produtos eco-amigáveis a partir da reutilização de diversos materiais.

Para participar é simples: basta se cadastrar na Brigada Coppertone Protetores do Planeta, no site da TerraCycle ou da Coppertone e fazer o download das etiquetas pré-pagas para enviar as emabalagens para a TerraCycle. Os envios podem ser feitos em qualquer caixa, com no mínimo 10 embalagens de protetor.

As embalagens poderão ser utilizadas de dias maneiras diferentes: recicladas, se transformando em baldes, displays e outros produtos plásticos; ou ainda upcycled, sendo usados na confecção de bolsas, estojos e sacolas de compras. A diferença entre os dois modelos é que na reciclagem, o produto sofre uma transformação, sendo incorporado com outros materiais. Já no processo de upcycling, o produto original ainda fica evidente, sendo apenas utilizado para outro fim.

Além disso, para cada embalagem enviada, as empresas doarão R$ 0,02 para a SOS Prais, uma ONG que se dedica a conscientização e educação ambiental da população brasileira quanto aos problemas relativos à preservação dos oceanos, praias e meio ambiente costeiro no país.