No Dia Mundial da Água, repense a maneira com que usa esse recurso natural escasso no planeta. Pequenas atitudes no dia-a-dia podem ajudar a diminuir o desperdício. Confira:

1. Fique somente o tempo necessário no banho. Enquanto usa xampu no cabelo, desligue o chuveiro. Além da água, você vai economizar energia.
2. Cuide com os vazamentos da sua casa. Fazer a manutenção de canos e torneiras é importante para evitar o “pinga-pinga”.
3. Reutilize a água descartada pela máquina de lavar roupas, para lavar a calçada, por exemplo. Além disso, sempre ajuste a quantidade de água usada para a quantidade de roupa.

4. Sempre mantenha as torneiras desligadas quando estiverem sem uso. É muito comum deixar a torneira aberta enquanto se escova os dentes ou lava a louça, mas essa ação desperdiça litros de água por mês. Não deixe a água escorrendo sem necessidade!
5. Quando reformar o banheiro e trocar o vaso sanitário, opte pelos modelos com duas opções de descarga, que usam menos água.
6. Recolha a água da chuva com recipientes, como água. Você pode usar para regar as plantas. Mas cuidado para armazenar de maneira segura, para não produzir larvas do mosquito da dengue.
7. Tenha um consumo mais consciente e só compre produtos necessários. Todos os produtos consomem água para serem produzidos. Por isso, pense sempre antes de comprar alguma coisa.
8. Não jogue resíduos, como óleo, pelo encanamento. Outras substâncias dificultam o tratamento de água.
9. Não use mangueira para lavar o carro, já que o desperdício de água pode ser muito grande. Prefira colocar água em um balde.
10. Oriente as crianças a usarem a água com responsabilidade. Banho de mangueira e guerra de balões de água podem até ser brincadeiras gostosas para crianças, mas desperdiçam muita água.