Mais uma vez, moradores da região de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, sofrem com enchentes. Segundo Graziela Lourensoni, gerente de marketing e produto da Husqvarna, empresa de desenvolvimento de produtos para manejo de parques, florestas e jardins, outro desastre natural no Brasil foi o assoreamento do rio Taquari, no Mato Grosso do Sul, que também causa alagamentos e dificulta a vida da população local.

Graziela Lourensoni.

Problemas como esses só podem ser resolvidos com a participação do governo, com medidas em maior escala, e da população, que deve respeitar os limites ambientais das regiões com rios. Para isso, Graziela dá dicas de como a população deve preservar essas regiões para evitar enchentes:

“As enchentes são causadas por uma série de fatores, mas algumas atitudes simples das pessoas podem realmente contribuir para evitá-las. Entre elas destaco principalmente não jogar lixo nas ruas, nos rios, córregos, lagoas ou áreas verdes. Pessoas jogam móveis inteiros, entulhos e uma série de outras coisas nos córregos sem imaginar que estão provocando um mal para elas mesmas no futuro. Além disso, destacamos que o desmatamento das matas ciliares e a retirada da vegetação acabam facilitando o despejo de detritos e terra nas calhas dos rios. Estes rios ficarão mais rasos e não suportarão chuvas fortes, provocando as inundações”.

As pessoas que moram perto de rios ainda tem que cuidar para manter a mata nativa das margens preservadas.