Estão abertas as inscrições para a edição 2012 do Programa Jovens Embaixadores Ambientais, uma parceria mundial entre a Bayer e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de junho de 2012 nesse site, em que os candidatos devem descrever o projeto socioambiental do qual participam, incluindo as atividades realizadas, os benefícios da iniciativa e os resultados alcançados.

O concurso oferece duas premiações – uma no Brasil e outra na Alemanha – com o objetivo de reconhecer as melhores práticas socioambientais entre jovens e traz novidades: na edição de 2012, os oito estudantes vencedores receberão prêmios que variam entre R$ 2 mil e R$ 15 mil, de acordo com a classificação, em bolsas de estudo ou como financiamento do projeto realizado. Os jovens premiados no país terão a oportunidade de conhecer um destino ecológico com bias práticas na área de sustentabilidade do Brasil. Já os estudantes premiados e com fluência em inglês terão a oportunidade de participar de uma semana de atividades em Leverkussen, cidade sede da Bayer, na Alemanha.

Para participar, os candidatos devem ter entre 18 e 24 anos de idade, estarem matriculados no ensino médio, cursos universitários ou de pós-graduação reconhecidos pelo MEC e participar ativamente de projetos socioambientais (que podem ser de iniciativa própria ou conduzida por intermédio de uma iniciativa privada, de associações ou ONGs).

Uma novidade desse ano é a participação do Facebook no processo de seleção. Os estudantes podem promover uma votação na rede social, que pode ajudar a ampliar a nota de seu projeto na classificação final.