Imagens da casa do arquiteto Josep Bunyesc. Clique para aumentar.

O arquiteto espanhol Josep Bunyesc começou a projeto da casa passiva há dois anos. Hoje, já certificada, Josep mora no local com sua família e atingiu uma diminuição no uso de energia de 90%. Situada em Lérida, Catalunha, a construção conta com orientação e isolamento ideais, painéis solares e uma escolha correta de materiais mais sustentáveis.

A casa é de madeira pré-fabricada, o que permite uma obra mais limpa e com menos produção de resíduos. Os painéis solares são orientados para o sul, captando melhor a energia solar (no Hemisfério Sul, eles devem estar voltados para a face norte).

Além disso, o arquiteto desenhou também um sistema de ventilação natural, por meio de canais e poços de ar desenhados por Josep. No inverno, esses espaços podem ser fechados e janelas com vidro duplo ajudam a manter o local aquecido. A eficiência energética evita a utilização de equipamentos (como ar condicionado, ventilador, aquecedor) e reduz os gastos com energia.

Já o centro da casa oferece um pequeno espaço aberto, que ajuda a fornecer luz natural para os ambientes internos da casa.

Veja mais informações no site do arquiteto.