Vai começar uma horta ou pequeno jardim? Principalmente para pessoas com pouca experiência, é muito importante escolher mudas saudáveis, que têm mais chances de se desenvolver corretamente. Veja abaixo dicas de como escolher as mudas:

- Quanto comprar em pequenos caixotes, com várias mudas, não pegue qualquer um. Veja qual deles têm mais plantas aparentemente saudáveis (as mais verdes e “para cima”).
- Verifique o local em que foram armazenadas para venda. Elas não podem estar em situações extremas, nem de sol nem de sombra.
- É importante verificar se apenas uma muda está crescendo em cada vasinho. Ter mais de uma pode parecer um brinde, mas na realidade elas lutam entre si por sobrevivência em um espaço apertado e podem já estar mais fracas.
- Evite alguns sinais de doenças, como filhas amareladas, com pontos pretos ou bem mais escuras na base (claro, algumas espécies têm naturalmente folhas amareladas. Você pode pesquisar antes sobre a planta que quiser comprar ou conversar com o vendedor). O mesmo vale para pequenos insetos.
- Quando uma muda ainda é pequena, é importante que não seja muito ramificada, já que ela não conseguirá fornecer muitos nutrientes nas fases iniciais (principalmente se for replantada e passar por um processo de adaptação). Por isso, busque as mudas com um crescimento mais concentrado.
- Quando comprar mudas para replantar, busque aquelas sem flores, mas com botões. As flores necessitam de mais nutrientes e podem dificultar o processo de adaptação delas no novo espaço. Caso você compre com flores, uma ideia pode ser retirar elas nesse momento inicial.
- Quanto comprar plantas maiores em vasos, verifique se ambos estão com tamanhos condizentes. Se o vaso parecer pequeno para a planta, pode ser que as raízes estejam com espaço limitado e o crescimento prejudicado. Essas plantas provavelmente morrerão se continuarem no vaso e terão uma difícil adaptação em outro ambiente.

Você tem mais alguma dica? Deixe nos comentários!