Desde o começo desse ano, grandes eventos têm mais uma maneira de se tornarem um pouco mais sustentáveis: fornecendo copos reutilizáveis. O serviço, muito comum em outros países, começou a ser feito no Brasil com a empresa Meucopo Eco.

Lixo produzido no SWU: situação pode mudar com uso de copos reaproveitáveis.

A proposta é simples: ao invés de optar pela utilização de descartáveis, grandes eventos podem alugar copos plásticos, que devem ser devolvidos depois do uso. Depois de um grande processo de higienização, os copos estão prontos para serem usados novamente. A Meucopo Eco, além do aluguel dos copos, fornece também o serviço de higienização (que pode ser feita inclusive no local do evento nos casos de grande quantidade de copos). As empresas contrantes têm ainda a opção de comprar copos personalizados.

“Esse sistema de copos reutilizáveis já existe a mais de 15 anos na Europa. O primeiro grande evento a utilizá-lo foi as Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, como uma medida de reduzir o lixo produzido. Desde então, tornou-se comum para os eventos, festivais, bares e casas noturnas no continente. Em algumas cidades da França, onde tive a oportunidade de trabalhar com copos reutilizáveis, já é um pré-requisito para o recebimento de recursos financeiros. A prefeitura dispõe de um estoque de copos para emprestar para organizadores”, explica Larissa Kroeff, sócia e diretora comercial da empresa.

Os copos são feitos com PP (polipropileno) no Brasil, buscando sempre uma produção mais sustentável possível. Além disso, podem ser usados inúmeras vezes: “damos uma garantia de 5 anos, mas se for bem cuidado pode durar muito mais”, diz Larissa.

Para facilitar ainda mais o sistema de devoluço dos copos, muitos eventos adotam um sistema em que o usuário paga R$ 2,00 como caução do copo. Sempre que o objeto for devolvido no balcão, o usuário recebe esse dinheiro de volta. Assim, os eventos produzem menos material de descarte e ainda deixam o ambiente em que aconteceram mais limpo.

Veja mais informações no site da empresa.