Sempre buscamos produtos mais sustentáveis para o nosso dia a dia, como roupas, alimentação e por aí vai. Agora, temos mais uma opção: que tal usar (e dar de presente) carteiras sustentáveis?

O projeto, de Edgard Leite e Érica Casotti, já tem quase um ano de vida e mostra que, além de sustentável, podemos também valorizar a arte. As carteiras podem ser personalizadas com estampas – que são de artistas brasileiros ou mesmo da própria pessoa que compra a carteira.

“Já existia grande vontade de desenvolver produtos com a arte aplicada, e isto faria ainda mais sentido, se, além de unir a arte, pudesse ter a sustentabilidade como incentivo duplo. Então, nosso objetivo passou a ser o de produzir produtos sustentáveis, que uma a arte, liberdade de expressão artística e 100% de personalização para clientes individuais ou empresas”, diz Edgard.

A Carteira Sustentável tem três diferentes modelos, para diferentes necessidades.

A Carteira Sustentável é feita com Tyvek, um material sustentável e reciclável. A tinta usada é biodegradável e a própria empresa se responsabiliza por recolher os itens sem uso para reciclagem (e o cliente que fizer isso ganha 25% de desconto na próxima compra). O material também é resistente, que permite que a carteira tenha bastante tempo de uso.

“A sustentabilidade não é moda, é uma necessidade que nós, humanos, devemos desenvolver para podermos viver em um mundo estável, ou que as próximas gerações possam existir nele”, comenta Edgard.

A empresa ainda deve lançar novos produtos com as mesmas características sustentáveis. Além da Carteira Sustentável, Edgard e Érica são sócios da empresa de comunicação Arbo, que tenta trazer mais sustentabilidade para esse segmento.

Exemplos de estampas das Carteiras Sustentáveis.