Mais de 1.6 bi de pessoas não têm acesso à energia elétrica pelo mundo, e uma das soluções mais comuns é o uso do querosene. Além de não ter um custo muito acessível, o querosene emite toxinas ralacionadas à infecções respiratórias e ao câncer de pulmão. Apenas uma lamparina pode emitir uma tonelada de dióxido de carbono ao longo de cinco anos.

O artista Olafur Eliasson e o engenheiro Frederick Ottesen desenvolveram a Little Sun, uma lanterna que utiliza a energia solar para funcionar. Segundo os criadores, ela pode ser usada desde uma lâmpada de mesa até como um farol para bicicletas.

Little Sun usa a energia natural da luz solar, onde a energia não está disponível ou não é confiável, acessível ou não sustentável. (Foto: Divulgação)

Até o final deste ano, a Little Sun espera alcançar 250 mil pessoas, entre parceiros, distribuidores e usuários. Ano que vem espera-se que ela tenha um alcance global, e que 50 milhões de unidade sejam distribuídas até 2020.

A Little Sun apresenta-se com algumas vantagens:

Economia
Ao substituir as lamparinas, uma família pode poupar 90% do que normalmente gasta em energia para a iluminação ao longo de três anos – a receber dez vezes mais luz.
Saúde
Não produz poluentes. “Inalar as emissões de uma lâmpada de querosene é equivalente a fumar dois maços de cigarros em um único dia.” (Fonte: UNEP)
Educação
Amplia as horas de luz para estudar. “Quando a iluminação a energia solar foi introduzida, as crianças permaneceram acordadas por mais tempo a cada dia e usaram ??38% de seu tempo adicional para estudar e ler.” (Fonte: IFC)
Oportunidade de negócios
Proporciona uma melhor iluminação para as empresas que fazem lanternas de querosene, para que o trabalho possa ser realizado após o anoitecer e que as lojas possam permanecer abertas durante a noite. “Há uma correlação estabelecida positiva entre a qualidade da iluminação em empresas comerciais e vendas no varejo.” (Fonte: IFC)
Meio Ambiente
É uma alternativa de baixo consumo de carbono para combustíveis baseados em lanternas. “As lâmpadas de querosene queima 470 milhões de barris de petróleo por ano no mundo, liberando 190 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera anualmente, o equivalente a 30 milhões de carros.” (Fonte: Radecksy 2009)
Desafio energético global
2012 é o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos – um ano que visa aumentar a consciência política e pública da pobreza energética, a fim de enfrentar este desafio. Líderes políticos mundiais estão reunidos em Los Cabos, no México, e no Rio de Janeiro, Brasil, em junho de 2012 para discutir a importância do desenvolvimento sustentável e as eventuais formas de apoio ao desenvolvimento local e acesso à energia moderna. Atenção mundial está mudando e iluminando como a pobreza energética limita todas as facetas do desenvolvimento humano. Este é o primeiro passo importante que gera a demanda por ação para resolver o problema.