Uma das maneiras de fazer com que uma casa gaste menos energia é a utilização de sistemas eficientes de isolamento térmico (que fazem com que não seja necessário a utilização de aparelhos para regular a temperatura interna). Uma das maneiras de se fazer isso é utilizando o sistema de construção em woodframe, que garantem um aquecimento em mais de 5 graus dentro de casas durante o inverno.

Nesses casos, outro fator importante é a concepção arquitetônica, que, ao utilizar melhor a luz solar e implantar vidros duplos nas casas, pode gerar uma economia de mais de 50% no consumo de energia para aquecimento no inverno.

Casa feita com tecnologia woodframe da Tecverde (Foto: Divulgação).

“O isolamento termoacústico é realizado através de uma manta de garrafa PET reciclada aplicada dentro de toda estrutura woodframe. Sua utilização, somada às diferentes propriedades dos materiais utilizados na composição dos painéis estruturais, faz com que o calor solar muito forte no verão não esquente os ambientes internos através da irradiação do calor pela fachada, garantindo recintos mais frescos. No inverno, com as janelas fechadas, o isolamento exerce a função de preservar o calor dentro da casa”, diz Caio Bonatto, diretor geral da Tecverde, empresa que realiza construções com o sistema woodframe.

A Tecverde atua no sul e sudeste brasileiro. Em Curitiba desde 2010, buscam eliminar as dificuldades e desperdícios nos modelos convencionais de construções de casas utilizando o sistema woodframe.

Peças do sistema woodframe da Tecverde, com lã de PET interna (Foto: Divulgação).