Deve estar pronto até 2013 o condomínio Reserva Domaine Eco Residence, em Ribeirão Preto, SP. O espaço é o primeiro condomínio fechado no Brasil a ter preocupações sustentáveis. O espaço terá 83 casas, além de áreas de lazer, salões de festa e outros espaços comuns.

Modelo das casas do condomínio (Imagem: Divulgação).

Construído pela GMR, o projeto possuí em sua concepção conceitos sustentáveis como sistema de aquecimento solar para água em todas as casas e iluminação com sensores de presença; as descargas serão instaladas com sistemas de duplo comando em todos os banheiros.

Além disso, o condomínio será entregue com um sistema de coleta seletiva de resíduos, incluindo até um espaço para óleo de cozinha.

Um dos maiores diferenciais do projeto é a instalação de um sistema híbrido de geração de energia alternativa. A GMR contratou a empresa paulista Solarterra para instalar um sistema híbrido de geração de energia limpa, utilizando um aerogerador de 5 KW e um sistema fotovoltaico de 0,81 Kw que atuarão em conjunto, permitindo economia de energia nas áreas comuns.

Projeto de entrada do condomínio (Imagem: Divulgação).