Mais do que um espaço para apresentar projetos e soluções na construção civil sustentável, a 3ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional & Expo surge em um momento bastante propício, no mesmo ano em que a conferência Rio+20 das Nações Unidas discutiu um mundo mais sustentável e limpo, e publicou informações que destacam o Brasil no cenário de energias limpas. Segundo relatório, o país atualmente tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, com 44,1% de sua força vinda de energias renováveis – a média dos países desenvolvidos é de 8%.  No Rio de Janeiro, cidade sede do evento, trabalha-se em uma legislação que prevê benefícios fiscais com descontos de até 50% ou mesmo isenção de IPTU e ITBI, além de redução de ISS para prédios verdes.

A preocupação do Brasil com edifícios verdes também pode ser constatada na construção dos estádios para a Copa do Mundo, a ser realizada em 2014. Pela primeira vez na história, uma copa será disputada em estádios com certificação de prédios verdes. Das 12 arenas que sediarão jogos dez já pleitearam o selo LEED. Segundo Felipe Faria, do Green Building Council do Brasil, na reforma do estádio Mineirão em Belo Horizonte, por exemplo, haverá captação de água da chuva, que será armazenada em reservatório de seis milhões de litros. O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, possuirá 9.600 painéis solares, capazes de gerar 2,5 megawatts de energia.

O interesse pelas construções sustentáveis tem também motivação econômica. Sabe-se que adotando medidas sustentáveis é possível obter redução de até 30% no consumo de energia, de até 50% no de água e de 80% dos resíduos sólidos; valorização de 10% a 20% no preço de revenda do imóvel e redução média de 9% no custo de operação do empreendimento durante toda a sua vida útil.

A 3ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional & Expo é realizada pelo Green Building Council Brasil (GBC) e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado (RXAM). O evento, que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 11 e 13 de setembro, será também uma oportunidade única para fortalecer a qualificação profissional de um mercado com grande potencial de crescimento.

Em 2011, o Greenbuilding recebeu mais de mil visitantes das principais capitais do Brasil e de países como EUA, Reino Unido, Canadá, Costa Rica e Itália, público composto por patrocinadores, palestrantes nacionais e internacionais, arquitetos, engenheiros, consultores e especialistas da área de construção civil.

Serviço:
3ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional & Expo
Data: 11 a 13 de setembro de 2012
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 Santo Amaro

Horários:
Conferência -3ª a 5ª feira das 8h30 às 18h Visitas Técnicas- 4 e 5ª feira das 8h às 13h Expo- 3ª a 5ª feira das 10h às 19h
Mais informações: www.expogbcbrasil.org.br