Para aplicar uma ação de logística reversa das embalagens, a Garnier Fructis, marca de produtos de cuidados com os cabelos da L’Oréal, acaba de lançar uma parceria exclusiva com a empresa de gestão de resíduos TerraCycle, que irá recolher e reutilizar as embalagens desta categoria. A iniciativa receberá não somente embalagens da Garnier Fructis, mas de todas as marcas da categoria.

O Programa de Coleta tem abrangência nacional e espera recolher milhões de embalagens e desviá-las de lixões e aterros sanitários com a ajuda do consumidor. Os interessados devem se inscrever na Brigada de Cuidados com os Cabelos Garnier Fructis gratuitamente. Podem ser enviados shampoos, condicionadores, cremes para pentear, cremes de tratamento, coloração para os cabelos e suas respectivas embalagens de papel ou plástico.

Esquema simplifica o sistema de funcionamento da Brigada.

Além de evitar que os resíduos parem no meio ambiente, a Brigada Garnier Fructis trará novos membros aos Programas de Coleta TerraCycle e ajudará comunidades a se educarem sobre como fazer a diferença. Para cada unidade de resíduo coletada, a TerraCycle contribuirá com dois centavos para entidades sem fins lucrativos escolhidas pelos próprios times de coleta.

“Estamos empolgados em unir o nosso trabalho ao da Garnier. Há anos, os esforços da L’Oréal relacionados à sustentabilidade são grandiosos e a Brigada de Cuidado com os Cabelos Garnier Fructis contribuirá ainda mais com a preocupação ambiental da empresa e ainda levar essa ideia aos seus consumidores. A participação no Programa de Coleta aumenta a consciência ambiental de todos e transforma a visão que as pessoas têm do que é lixo e do que podemos fazer com ele. Esse é o caminho para que a sustentabilidade se torne uma prática de toda a sociedade”, afirma o presidente da TerraCycle Brasil, Bruno Massote.

A parceria com a TerraCycle é parte dos esforços globais de sustentabilidade da Garnier, que também incluem melhorias nas embalagens e ciência voltada à inovação. Produtos renováveis, derivados de plásticos, embalagens de papelão provenientes de florestas geridas de forma sustentável e o uso de mais ingredientes de origem natural fazem parte do destino ambiental de Garnier.