Etiquetas do Inmetro podem ser uma ajuda para quem quer comprar um carro e poluir pouco. Elas informam quantos quilômetros são rodados com um litro de combustível, o que indica a eficiência energética do motor.
A novidade é que até o fim do ano uma nova informação estará presente nas etiquetas: as emissões de dióxido de carbono, um dos gases do efeito estufa.A medição é feita pelo Inmetro usando esteiras, que simulam ambientes de estrada e de cidades para ver o desempenho dos diferentes veículos. Como a etiquetagem não é obrigatória, as montadoras já certificaram apenas 105 modelos de carros. A gradação dos carros varia entre a letra “A”, para mais eficiente, até “E”, de pouco eficiente.
O Inmetro não deveria usar etiquetas pra carros, equipamentos e consumo de energia, etc… Deveria ordenar as empresas a produzirem seus equipamentos com o amparo de sustentabilidade. Esse negócio de etiquetas só irão encarecer os produtos. Veículo que causa menos poluição custa X e veículo que causa mais poluição custa Y. Sinceramente isso é uma vergonha para todos os envolvidos que atuam na área de meio ambiente..
quantos “litros” são rodados comum litro de combustível? Um apenas, não?
Obrigada Diego!