É construído no Paraná o Núcleo Senai de Soluções Sustentáveis, em parceria com a Tecverde. O Núcleo ficará instalado em um prédio todo construído em woodframe, tecnologia de construção sustentável, na Cidade Industrial de Curitiba. O espaço funcionará como um showroom e estrutura de laboratório e vivência para construção sustentável, em que podem ser realizadas visitas acompanhadas e seminários técnicos sobre o assunto.

Obras do Núcle Senai de Soluções Sustentáveis (Foto: Divulgação). Clique na imagem para ampliar.

A Tecverde trouxe a tecnologia woodframe da Alemanha para o Brasil em 2010. O modelo antecipa etapas de construção em uma fábrica, reduzindo o desperdício em até 85% e as emissões de CO2 em até 80%. A empresa teve apoio do Senai para pesquisa e implementação do novo sistema.

“O objetivo do Núcleo é  a disseminação da tecnologia do Sistema Construtivo Woodframe, o intercâmbio de informações e materiais técnicos, o treinamento e desenvolvimento através da realização de eventos técnicos, palestras, seminários, exposições sobre construção sustentável, divulgação e demonstração de soluções e inovações tecnológicas com práticas focadas em eficiência energética e em isolamento térmico e acústico”, explica Juliana Lacerda, gestora do projeto Casa Sustentável pelo Senai.

O sistema construtivo woodframe consiste em uma forma mais sustentável de construção. Todas as paredes, lajes e cobertura podem ser produzidas em fábrica, com controle industrial de produção, mas de forma 100% customizada a cada projeto. As paredes são formadas por materiais com alta tecnologia. Dentro da parede fica a estrutura em madeira autoclavada para proteção total contra cupim e umidade. Esta estrutura recebe o preenchimento com isolamento térmico e acústico, feito com lã de garrafa PET reciclada. Em ambas as faces são fixadas chapas estruturais de OSB (membrana de controle de umidade). Na face externa são fixadas chapas de cimento e sobre elas qualquer tipo de revestimento: tijolinhos, pintura, texturas, cerâmicas, entre outros.