Chega ao mercado brasileiro um composto orgânico – o Eco One – que, ao ser incorporado no processo de fabricação de plástico, o torna biodegradável. Veja o vídeo abaixo:

Juliano Arnold, representante comercial da empresa Tiv Plásticos, responsável pela importaão do produto, esclarece em entrevista um pouco do funcionamento do Eco One.

Atitude Sustentável: De maneira simples, como o aditivo funciona e torna outros plásticos biodegradáveis?
Juliano Arnold: O Eco One é um aditivo de compostos orgânicos produzido pela e empresa Americana Ecologic e importado e distribuído no Brasil pela Tiv Plásticos. Este composto orgânico quando adicionado na transformação dos plásticos os torna biodegradáveis através da ação de bactérias de preferência em ambientes descartáveis como aterros sanitários e lixões, iniciando assim a biodegradação natural dos plásticos.

Atitude Sustentável: Em um processo de fabricação, em que momento o composto deve ser adicionado ao plástico?
Juliano Arnold: O Aditivo Eco One pode ser adicionado na mistura das resinas plásticas no momento da extrusão, injeção ou sopro, não alterando processo de fabricação.

Atitude Sustentável: Também de maneira simples, como é feito esse composto?
Juliano Arnold: Em sua formulação, o Eco One acusa participação de 50% da mesma resina à qual vai ser mesclada, mais um componente que abre a cadeia molecular do plástico para permitir a penetração de micróbios em ambientes anaeróbicos e dois ingredientes orgânicos que servem de alimento para atrair a atividade microbiana.

Atitude Sustentável: Na sua opinião, o que é melhor para o meio ambiente: tornar os plásticos biodegradáveis ou otimizar os processos de reciclagem do material?
Juliano Arnold: Acreditamos que os dois processos são de grande importância ao meio ambiente e totalmente não excludentes, já que em certo momento da cadeia de reciclagem , quando esta atividade já não é mais possível pela perda total das características físicas dos polímeros, o produto vai finalmente parar num ATERRO ou LIXÃO . Nosso país produz milhões de toneladas de lixo diariamente e como muitos produtos além do plástico podem ser reciclados, mesmo com um grande aumento no processo de reciclagem, fica pouco provável a reciclagem de 100% dos plásticos em todos os municípios do país.

Atitude Sustentável: Em média, qual o custo do composto?
Juliano Arnold: O Eco One custa, dependendo da quantidade a ser utilizada, custa cerca de R$ 54,00Kg, sem impostos, sendo que o transformador usa em regra 1% do aditivo na mistura da resina.