Veja quatro dicas para deixar sua cozinha mais sustentável:

1. Caixa de prioridade

Organize na sua cozinha um pequeno espaço na prateleira, gaveta ou até uma caixinha, para colocar os itens com data de validade perto do vencimento. Assim, fica mais fácil consumir esses itens antes e evitar que estraguem. Além disso, é possível colocar itens duplicados – sabe quando vamos ao mercado e compramos algo que já tínhamos? O ideal é consumir o mais antigo antes. A mesma ação pode ser feita em um espaço da geladeira.

2. Compostagem

Organize uma composteira na sua casa. A ação é mais fácil e limpa do que se imagina, e traz inúmeros benefícios para o meio ambiente. Nesse link, Julia Aguiar mostra como faz uma composteira em seu apartamento (com vídeo).

3. Invista em itens de longa duração e eficiência energética

Tenha cuidado e pesquise quando for comprar novos itens para a sua cozinha. Quando forem aparelhos elétricos, opte por aqueles com melhor eficiência energética (a informação é indicada pelas etiquetas do Inmetro fixadas nos aparelhos nas lojas). Quando for comprar outros itens, como potes e panelas, opte por aqueles que serão usados por mais tempo sem precisar de manutenção ou trocas. Opte também por aqueles produzidos de alguma maneira sustentável ou que sejam produzidos por empresas nacionais.

4. Lavar louça na pia ou na máquina de lavar?

Usar a máquina de lavar louças cheia gasta menos água que lavar as louças na torneira.

Máquinas de lavar gastam menos água, desde que sejam usadas em sua capacidade máxima. Ou seja, caso tenha máquina de lavar, espere sempre que todo o espaço seja ocupado. Além disso, antes de armazenar a louça no espaço, retire os resíduos secos sem utilização de água, mas com auxílio de panos. Assim, o desperdício de água fica ainda menor.