São inaugurados essa semana, em Curitiba, 10 ônibus híbridos da Volvo, na linha Interbairros I. Ao total, 30 veículos desse modelo irão fazer parte da frota (os próximos serão nas linhas Detran-Vicente Machado, Água Verde-Abranches, Juvevê-Água Verde e Jardim Mercês-Guanabara).

O modelo híbrido permite uma economia de combustível de até 35% quando comparado aos veículos movidos somente a diesel. O sistema se chama “Híbrido em Paralelo”, com um motor a diesel e outro elétrico, que funcionam de maneira paralela ou independente. O motor elétrico é usado para arrancar o veículo e acelerar até uma velocidade de 20 km/h, enquanto a parte a diesel é usado em velocidades superiores. Assim, essa parte fica desligada quando o veículo está parado (mesmo que por poucos instantes), poluindo menos.

Comparando com os modelos de ônibus em circulação na cidade atualmente, os novos modelos emitem 90% menos material particulado e NOX e 35% menos de CO2. O modelo também emite menos ruídos para seu funcionamento.

Os ônibus com motores híbridos são produzidos na fábrica da Volvo em Curitiba e são produzidos desde junho desse ano. Fora os 30 veículos da frota curitibana, outros são produzidos para a cidade de São Paulo.