A Aiqon IT começa suas ações no Brasil com a solução Verismic Power Manager, tecnologia global baseada no conceito de TI Verde que visa apoiar as empresas na redução do consumo de energia elétrica e, ao mesmo tempo, reduzir a emissão de gás carbônico dos equipamentos de TI que mais impactam o meio ambiente: os computadores.

A solução de gerenciamento de energia é instalada em um servidor próprio ou hospedado pela Aiqon IT. Em seguida, o próprio software distribui pequenos agentes em cada computador da empresa, permitindo rapidamente avaliar o nível de consumo das máquinas. Através de relatórios de monitoramento, a solução permite criar diversas regras, como a desativação de monitor e, até mesmo, dos computadores, tudo de acordo com o perfil de cada usuário. Após a implementação, a redução do custo de energia elétrica pode variar entre 40% e 60% já no primeiro mês de uso, o que significa um retorno de investimento entre cinco e nove meses.

Veja abaixo uma entrevista com o CEO da Aiqon IT, Thiago N. Felippe:

Atitude Sustentável: O serviço é indicado para que tipo de empresas?
Thiago N. Felippe: para todas empresas que possuam computadores, ou seja, 100% do mercado brasileiro. Justamente por ser uma solução que funciona na máquina do usuário final e que não afeta de forma alguma a performance da rede e do computador em si, o Verismic Power Manager permite empresas de todos os tamanhos e de todos os setores a economizarem substancialmente o consumo de energia elétrica com o mínimo esforço. O Verismic Power Manager foi desenhado para ser implementado em algumas horas e para não tomar de forma alguma o tempo da área de TI. Uma vez instalado, o software poder ser ”esquecido” que mesmo assim gerará grandes economias.

Atitude Sustentável: como é o processo de instalação?
Thiago N. Felippe: A instalação é feita em algumas horas em um servidor do próprio do cliente ou em nosso próprio data center, quando o cliente assim o quiser. Uma vez instalado, o software dispara um pequeno client para as máquinas dos usuários. Este client executará na máquina do usuário os parâmetros definidos pelo administrador de rede no servidor e também mapeará o perfil do usuário para que as políticas desenhadas para a máquina sejam cada vez mais otimizadas.

Atitude Sustentável: Qual a expectativa da empresa no mercado brasileiro?
Thiago N. Felippe: Acreditamos que sustentabilidade é um tema ainda com grandes perspectivas de crescimento. O mercado brasileiro está se atentando para questões de eficiência energética e redução da pegada de carbono somente agora, o que torna o software de economia de energia muito atrativo. O Verismic Power Manager é mundialmente a solução perfeita para atender a essas novas demandas.

Atitude Sustentável: Existe algum dado sobre a quantidade de CO2 que deixa de ser emitido com a adoção do sistema?
Thiago N. Felippe: A redução na pegada de carbono é substancial, pois conseguimos reduzir em cerca de 40% o consumo de energia elétrica em computadores. Em um parque de 1.000 computadores, não é incomum reduzirmos algo em torno de 50 a 200 toneladas de carbono por ano.

Veja mais sobre a empresa aqui.