Uma das maneiras de trazer mais sustentabilidade para um empreendimento, comercial ou residencial, e a montagem de telhados verdes. Um problema frequente, porém, é que a estrutura do imóvel deve estar de acordo para receber o novo peso no telhado. Para isso, deve ser feita uma análise que determina se é possível instalar a parte verde ou se antes será necessário fortalecer a estrutura. Esse peso deve ser pensando em obras novas que desejam fazer telhados verdes também.

Estrutura mostra telhado verde na fábrica da Matte Leão.

Um exemplo de estrutura é a cobertura vegetal da fábrica da SABB Coca-Cola, responsável pela produção dos produtos Matte Leão, em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. A estrutura para o telhado precisou ser reforçada para receber a vegetação. A obra, de responsabilidade da Emadel Engenharia e Obras, recebeu a certificação Leed.

Telhado verde na fábrica de Matte Leão na Região Metropolitana de Curitiba. Obra foi realizada pela Emadel Engenharia e Obras.

Veja abaixo a entrevista com o arquiteto Fernando Canalli, especialista na área:

Atitude Sustentável: As pessoas que desejam instalar telhados verdes devem procurar que tipo de profissionais para fazer a avaliação estrutural?
Fernando Canalli: Hoje existem no Brasil inúmeros profissionais e empresas dedicados a esta especialidade. São engenheiros agrônomos e arquitetos na maior parte das vezes. Já existe maturidade para oferecer um trabalho bem eficiente, mas é fundamental procurar quem já pratica essa técnica, e mais, que tenha obras que possam ser apreciadas pelo consumidor.

Atitude Sustentável: Quais são os critérios de avaliação?
Fernando Canalli: A base da escolha é a sustentabilidade, principalmente no que tange ao conforto térmico e acústico da unidade construída, com reflexos positivos na cidade, criando um circulo virtuoso homem, cidade e natureza.

Atitude Sustentável: Em caso de necessidade, quais são as ações que devem ser feitas para reforçar a estrutura de uma casa para receber o telhado verde?
Fernando Canalli: As cargas não são muito diferentes dos telhados convencionais, o que não isenta a consulta e acompanhamento de profissional conhecedor do assunto.

Atitude Sustentável: E como são os cuidados para não terem infiltrações na estrutura?
Fernando Canalli: Os cuidados não são complicados, mas devem ser rigorosos desde a escolha do profissional, o acompanhamento da instalação e o acabamento. Daí é só desfrutar da beleza e do conforto.