Veja abaixo três dicas de eletrodomésticos mais sustentáveis que entraram no mercado em 2012:

Refrigerador Brastemp Inverse Viva!

O aparelho foi feito para proporcionar a economia de energia. Um sistema chamado VCC – Compressor da Capacidade Variável – faz com que ele aumente ou diminua automaticamente a potência do aparelho de acordo com a quantidade de alimentos armazenados, usando sempre a quantia necessária. Além disso, o compressor ajuda a reduzir o consumo de energia da geladeira em períodos em que é menos utilizado, como de noite. A economia pode chegar a 25%.

Lava-louça Brastemp Ative 8 Serviços

Uma dica normal para gastar menos água nas lavagens com lava-louça é ligar somente com a capacidade máxima preenchida. Essa máquina da Brastemp tem um serviço extra que ajuda nesse processo: o Aquasprau, um sistema de enxágue rápido que permite acumular louças por mais tempo dentro da máquina sem provocar possíveis odores. Testes realizados pela empresa mostram que, quando a lavagem feita com a máquina consume entre 12 e 20 litros, a lavagem manual da mesma quantidade de louça consome cerca de 40 litros.

Split Consul Inverter

Entre as vantagens de ter um produto com a tecnologia Inverter – com um compressor que funciona de forma constante, mantendo a temperatura estável – estão a economia de até 40% do consumo de energia, o baixo nível de ruído no ambiente e a utilização do gás ecológico R410-A, que não agride a camada de ozônio. Além dessa tecnologia, a novidade ganha o ECOfresh 3D, que garante maior eficiência na captação e circulação do ar.  O aparelho possui ainda múltipla filtragem, composta por três filtros: Hepa, responsável em eliminar 99,9% das bactérias; Carbono, que promove a remoção do pólen, deodoriza e previne mofo; e Nylon, que retém partículas e poeiras.