Para demonstrar que o upcycle realmente funciona, uma comunidade de Londres convocou voluntários para o projeto Fizzy Bottle Roof. Eles construíram um telhado com 7 mil garrafas de plástico, além outros poucos materiais reciclados. O projeto foi criado por William Waterhouse e Louisa Loakes, que gostariam de envolver a comunidade em um projeto ilustrando técnicas de construção cob (geralmente uma mistura de areia, palha e argila).

O projeto ganhou reconhecimento Guardian Green Building Award do The Guardian Sustainable Business Awards (Foto: Deen City Farm)

Nos meses que antecederam a construção, foram aceitas garrafas de plástico dos moradores. A comunidade estava tão entusiasmado que uma empresa de armazenamento local interveio e ofereceu-se para guardar uma parte, quando não havia mais espaço para estocá-las.

Um rolo de 2 toneladas achatou as PETs, criando as telhas (Foto: Deen City Farm)

As garrafas foram lavadas, tiveram os rótulos retirados e, em seguida, alinhadas na estrada para serem prensadas. Um rolo de 2 toneladas achatou as PETs, criando as telhas. Elas foram perfuradas, parafusadas e fixadas em tubos de água de plástico para fazer as camadas de cobertura. (Fonte: Deen City Farm)

Vista de dentro da casa (Foto: Deen City Farm)