A Portobello, empresa do segmento de revestimentos cerâmicos, conquistou o prêmio Expressão da Ecologia, na categoria Marketing Ecológico. Criada em 1993 pela Editora Expressão, tornou-se a maior premiação ambiental do país no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.

Casa Cor SC 2012 (Foto: Rô Reitz)

Com o projeto “Portobello apresenta a maior e mais fiel coleção de porcelanatos em madeira do mercado”, a empresa apresenta sua estratégia para gerir seu impacto ambiental tanto no processo de fabricação dos seus produtos quanto no oferecimento de produtos que poupam recursos naturais como a madeira. Em 2006, a empresa foi pioneira ao disponibilizar ao mercado a sua primeira linha de porcelanato reproduzindo madeiras, a Ecowood. Hoje, já são seis linhas com mais de 30 espécies diferentes da flora brasileira e de outros países, entre elas o eucalipto, a araucária, o carvalho, o pau-brasil, ipê, Royal Oak, Teca, etc.

Casa Cor SC 2012 (Foto: Rô Reitz)

Além de apresentar características técnicas mais apropriadas para o revestimento de ambientes, a reprodução de madeira e outros materiais naturais (como mármore e pedras) tem um impacto menor na natureza, uma vez que a matéria prima do porcelanato, a cerâmica, é abundante e há uma recuperação integral das áreas de extração. Os custos e impactos de transporte, manutenção, manuseio do porcelanato também são menores.

Na área ambiental, a empresa tem um Sistema de Gestão que permite o alinhamento da produção e administração com os requisitos legais, a prevenção da poluição e a melhoria contínua. O Gás Natural utilizado em 100% da produção (cujo volume consumido vem caindo devido a implantação de projetos de racionalização), a reciclagem, reutilização ou reforma de todos os resíduos sólidos e o circuito fechado de água utilizada no processo produtivo são exemplos dessa prática.

De forma geral, os produtos da Portobello têm, em média, 18% de conteúdo reciclado, que garante 1 ponto para os projetos na avaliação Green Building. As linhas Planet e Habitat têm mais de 20% de conteúdo reciclado, mostrando que é possível fazer mais com menos. A Portobello foi a primeira empresa brasileira a produzir porcelanato Extra Fino com 5,0mm de espessura. Mais leve e fácil de manusear, cortar e transportar. Extra Fino Portobello reduz o consumo de recursos energéticos e naturais, além de não gerar resíduos na aplicação sobreposta.

Para implantar esta visão no campo da sustentabilidade, a Portobello conta um Conselho de Sustentabilidade, que assessora a Diretoria na fixação das políticas e das estratégias da empresa nas áreas ambiental, social e de governança corporativa. Analisa os diversos programas e projetos existentes na empresa, voltados para os públicos interno e externo, avalia sua repercussão e alcance nas três dimensões ambientais, sociais e de Governança Corporativa e sugere ações que possam contribuir para a eficácia dos mesmos.

O Prêmio Expressão de Ecologia visa divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar que outras sigam o exemplo. Em vinte anos de realização, a premiação registrou 1.996 cases inscritos das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades da região Sul.
(Com informações de Rafael Machado)