(Foto: Divulgação)

Com quase duas décadas de atuação, a Acquamatic do Brasil desenvolve soluções inteligentes para o uso racional da água com o objetivo de preservar o meio ambiente. A empresa criou o Projeto C.U.R.A, (Consumo e Uso Racional da Água) que oferece diversos produtos de destaque, entre eles um vaso sanitário que utiliza apenas 2 litros de água por acionamento, enquanto que os vasos convencionais utilizam de 6 a 10 litros. Além disso, o vaso da Acquamatic é feito em ABS, material mais leve, durável e resistente do que a louça.

O vaso conta ainda com um sistema basculante que despeja os dejetos diretamente no esgoto, não havendo a necessidade de sifonagem, um dos fatores que possibilita a utilização de apenas 2 litros de água por acionamento. Outro diferencial é que o selo hídrico do vaso da Acquamatic precisa apenas de 200ml de água para evitar o mau cheiro. Para a concepção e fabricação do vaso, Leonardo Lopes, proprietário da Acquamatic, investiu mais de R$ 500 mil. As peças do vaso são todas injetadas na China e montadas no Brasil, na própria sede da Acquamatic.

Leonardo os produtos desenvolvidos por ele (Foto: Divulgação)

Leonardo também desenvolveu outros produtos que geram economia de água, como as torneiras temporizadoras, as duchas airflux, o bico de torneira aerado e componentes que regulam a vazão de água nos vasos sanitários. Fabricados e produzidos de maneira ecologicamente corretas, as soluções e produtos da Acquamatic evitam o desperdício de água e trazem uma economia de 20% a 50% na conta de água de grandes consumidores.

O Projeto C.U.R.A., parte integrante da Acquamatic, é uma concepção de Leonardo Lopes, e consiste na substituição e adequação de todos os pontos hidráulicos do cliente para que todas as pessoas no ambiente usem a água de maneira consciente. Leonardo, fundador e ainda no comando da empresa, é um idealista que deixou a área contábil de lado para se dedicar a um propósito coletivo em 1994, quando, após ler um artigo do ex-governador de São Paulo, Franco Montoro sobre a importância da água, se viu desafiado a criar uma empresa comprometida com o meio-ambiente e a desenvolver produtos ecologicamente corretos. A lista de clientes do projeto é grande e tem nomes como Mercedes-Benz, Johnson&Johnson, Porto Seguro, PUC, VIVO, Shoppings Centers, entre outros.