Além de deixar toda a cidade mais bonita, o que muita gente não sabe é que as plantas são grandes aliadas para a saúde. Essa contribuição com o meio ambiente é conhecida entre os especialistas como fitorremediação.

Por meio de inúmeras pesquisas, baseadas em estudos científicos iniciados pela NASA, de como ocorre a fitorremediação do ar, a Quadro Vivo desenvolveu uma tecnologia embarcada que permeia todos os seus jardins. Batizada de FitoFiltro, a tecnologia potencializa a capacidade depurativa das plantas e promove a saúde e o bem estar de ambientes internos por proporcionar ar fresco e em alguns casos, neutralizar ondas eletromagnéticas.

Outra descoberta feita pela Quadro Vivo, a partir desse estudo, foi de que o ar em ambientes internos chega a ser 10 vezes mais poluído que o ar externo pois existem mais de 900 gases nocivos além do CO² – os chamados COV´s (compostos orgânicos voláteis) estão presentes em nosso dia a dia, através dos materiais de construção, móveis e materiais de limpeza, além de corantes, colas, vernizes, cosméticos, desodorantes entre outros.

O FitoFiltro é uma tecnologia exclusiva da Quadro Vivo que favorece a fitorremediação do ar, ou seja, cura do ar através das plantas, e trabalhados em ambientes fechados por meio de porta plantas dos jardins verticais reduz drasticamente os riscos de doenças causadas pela poluição do ar.

“Essa cura ocorre através da relação simbiótica entre as raízes das plantas e bactérias e fungos existentes no substrato (meio de cultivo, terra), nossa tecnologia atua potencializando a capacidade de degradação de substâncias tóxicas e nocivas presentes no ar transformando-as em fonte de alimento para as plantas e para as bactérias”, conclui Gica Mesiara, especialista em paisagismo urbano e criadora da Quadro Vivo.

Os jardins verticais foram desenvolvidos para diminuir a falta de áreas verdes nas cidades, além de modificar a paisagem de locais com espaços pequenos, e por conta disso, têm conquistado cada vez mais espaço no paisagismo brasileiro.

Além de ser um aliado para aproveitar os pequenos espaços e aproveitar melhor os grandes, os jardins verticais ainda são uma excelente opção para quem também quer fazer a limpeza de ar nas casas e escritórios, em ambientes de trabalho ou estudo pesquisas feitas pela universidade de Vancouver afirma que em ambientes com plantas a produtividade aumenta em até 12% o que torna o investimento em plantas muito mais atrativo pra as empresa e escolas.

Para a sua aplicação é possível trabalhar espaços em paredes internas de qualquer tamanho, como em muros externos. Por conta de sua diversidade, os sistemas de irrigação destes espaços podem ser automatizados por gotejamento ou o cuidado pode ser feito manualmente, dependendo do tamanho e da necessidade de cada pessoa.