Alguns componentes instalados em torneiras ajudam na economia da água. Um exemplo é a solução fabricada em material ABS e patenteada pela Acquamatic,que pode proporcionar uma economia de até 50% no ponto onde for instalado.

O segredo para tanta economia de água está na torneira aerada, que funciona de maneira semelhante à ducha Airflux, da Acquamatic, voltada para chuveiros. Enquanto uma torneira comum libera 3 litros de água em cinco segundos, a com o bico aerado acoplado libera 400 ml durante o mesmo tempo. A diferença está na pressão empregada, 50% de água e 50% de ar.

“O bico aerado aumenta a pressão do ar, mas utiliza menos água durante o processo. Apesar da diminuição do volume a sensação de vazão é a mesma por causa da pressão do ar, fator que não compromete a qualidade da lavagem”, explica o empresário Leonardo Lopes, fundador da empresa.

A nova solução criada por Leonardo visa resolver o problema do alto consumo de água em um local difícil de fazer economia: as pias para lavar louças. O bico aerado foi desenvolvido para atender cozinhas de restaurantes, hotéis, indústrias, clubes, escolas, etc., para proporcionar economia de água e de dinheiro para proprietários destes tipos de estabelecimento.