A Casa Cor Ceará 2013, que acontece de 16 de outubro a 26 de novembro, terá em quatro espaços áreas dedicadas a mostrar a sustentabilidade energética. A Prátil – empresa de serviços do Grupo Enel, controlador da Endesa, do qual fazem parte as distribuidoras de energia Ampla e Coelce – apresenta a arquitetos, designers, construtores e o público em geral soluções para geração de energia solar para qualquer tipo de usuário do sistema elétrico.

Um exemplo a é a Casa da Brisa, do arquiteto Marcílio Lopes, que terá painéis solares no jardim de entrada, onde os visitantes poderão ver os equipamentos funcionando.

Segundo o jornal Diário do Nordeste, com a Resolução Nº482/2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – que estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica e o sistema de compensação de energia elétrica – esse novo momento para a energia solar no Brasil deve dar um salto. É que, além de regulamentar a produção própria de energia solar, o sistema de compensação de créditos em favor do consumidor viabiliza economicamente os sistemas de energia solar no Brasil.

De acordo com o presidente da Prátil, Albino Motta, diferente dos aerogeradores, os painéis solares, por serem estáticos, praticamente não exigem manutenção (a não ser limpeza) ou sofrem interferências e seus sistemas têm uma vida útil de aproximadamente 25 anos.

Ele aponta também, como vantagens, o sol do Nordeste e a grande evolução tecnológica, que tem barateado o sistema em nosso País, que ainda exporta silício e importa células fotovoltaicas, produzidas na Europa, Estados Unidos e Japão e aguarda o crescimento da demanda para abrir a possibilidade uma indústria no setor, de modo a popularizar ainda mais esses sistemas de geração de energia, tidos como os menos agressivos ao meio ambiente, já que não há geração de energia sem impactos. Ele destaca que o Brasil precisa criar um mercado para garantir preços competitivos, impulsionar o mercado e justificar a implantação de uma indústria, já que temos uma elevada carga tributária na importação.

PERÍODO
De 16 de Outubro a 26 de Novembro de 2013

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Terça a Domingo e Feriados das 16h às 22h.

LOCAL
Av. Rui Barbosa n 869 (esquina com Rua Pereira Filgueiras) – Fortaleza – Ceará

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Diário do Nordeste/Helosa Araújo