O departamento secreto de desenvolvimento do Google, Google X está supostamente trabalhando em uma nova tecnologia que pode transformar a indústria da construção civil, bem como a própria arquitetura. Ela atende pelo nome de “Genie”.

De acordo com Globes, um relatório da equipe de desenvolvimento da Genie, dirigida aos co-fundadores Sergey Brin e Larry Page , descreve a invenção como uma plataforma de colaboração baseada em nuvem com o “planejamento de aplicativos para ajudar arquitetos e engenheiros no processo de design, especialmente para os arranha-céus e grandes edifícios. A plataforma inclui ferramentas de planejamento de arquitetos e engenheiros especialistas e análises avançadas e ferramentas de simulação”.

O relatório também destacou o potencial de Genie para transformar a indústria da construção civil conservadora, um dos setores mais rentáveis ​​e maior desperdício, tornando-a mais eficiente e ambientalmente amigável nos níveis de concepção, construção e manutenção. O relatório sugere que a invenção poderia economizar de 30 a 50% dos custos de construção e tempo gasto entre planejamento e mercado, além disso, poderia gerar U$ 120 bilhões por ano.

Globes relata que um protótipo bem sucedido de Genie foi lançado e bem recebido por arquitetos e profissionais da indústria, e que está agora a ser desenvolvido não sob Google X , mas sob uma empresa spin-off: Vannevar Technology Inc. (via Archdaily)