A Unsangdong Arquitetos desenvolveu a “Energy+ Green home”, empregando tecnologias sustentáveis para produzir uma moradia que oferece um sistema de economia de energia inteligente. A casa é um resultado direto do trabalho colaborativo entre a empresa coreana Jang Yoon Gyoo, Shin Chang Hoon, e Instituto Kolon de Tecnologia.

O objetivo é apresentar um protótipo que apresenta 3 conceitos:

Energia+: energia sustentável integrada com tecnologias verdes
A casa foi concebida utilizando 96 tecnologias verdes, como a minimização do consumo global da estrutura pela aplicação de isolamento de elevado desempenho e janelas de vidro triplo de alta densidade, mantendo a temperatura interior constante. A energia é obtida através de painéis solares fotovoltaicos instalados ao longo do telhado, assim como a integração entre um radiador de refrigeração e o sistema de iluminação natural com ventilação, a fim de maximizar o conforto geral dos moradores.

Eco+: moradia ecofriendly
Parede verde e estruturas de telhado criam uma harmonia visual entre natureza e arquitetura. A casa também usa água da chuva purificada, enquanto plástico e madeira reciclados são implementados na construção dos móveis e espaços interiores.

Emoção+: estimula emoções dos moradores
Vários sistemas de kankan, um tipo de sistema de armazenamento concebido pelo Kolon que são aplicados para otimizar o espaço. Papéis de parede ecológicos e monitoramento da concentração de CO2 também são utilizados no interior do edifício, sendo que 450 sensores são instalados em toda a casa para controlar o número diversificado de aplicações científicas e tecnologias verdes. Combina-se também o controle das informações sobre a produção e o consumo de energia através da conexão de vários elementos dentro da casa, como iluminação, tomadas e interruptores.

(Fotos: Sergio Pirrone)