A 10ª edição da Bienal de Arquitetura de São Paulo já está aberta e o italiano Mario Cucinella, conhecido por seus projetos que priorizam a eficiência energética, começou os debates.

Um dos destaques do arquiteto é a nova sede da agência de telecomunicações argelina. Além disso, Cucinella usou as dunas da região como referência para projetar um edifício de formato aerodinâmico, que conseguiu aproveitar os ventos do local para criar um sistema interno de ventilação natural.De acordo com ele, os ganhos com eficiência energética são conseguidos durante análises criteriosas de aspectos como geografia e clima do lugar .

“Observar a natureza é fundamental antes do início das projeções. Cada obra é impactada de maneira diferente”, afirma. A adequação do projeto foi justamente o ponto de partida para desenvolver a sede da 3M na Itália.

O edifício apresenta blocos alongados sobrepostos que permitem a melhor captação de luz solar e correntes de ventos. Além da funcionalidade, o arquiteto buscou inspiração estética no formato das geleiras para decidir a melhor maneira de sobrepor os blocos.

Fonte: Tribuna da Bahia