A Basf, companhia da área química, se une à Câmara Municipal de São Paulo em busca de soluções destinadas à construção de edifícios sustentáveis nas metrópoles brasileiras. As duas instituições promovem um ciclo de debates, a partir do próximo dia 29 de outubro (terça-feira), das 19h30 às 22h, com diversos especialistas e autoridades públicas relacionadas ao tema.

O objetivo é discutir, junto aos profissionais da área, alternativas viáveis e criativas para transformar as habitações das grandes e médias cidades em ambientes mais econômicos, arborizados e com maiores áreas de lazer, a partir da utilização de materiais e técnicas que visem preservar o meio ambiente.

Serão realizadas dez palestras temáticas, que vão contar com transmissão direta pelo portal da Câmara Municipal (www.camara.sp.gov.br). Ao final do ciclo, a intenção é elaborar um relatório com sugestões voltadas para o Plano Diretor Estratégico, Lei de Zoneamento e o Código de Obras e Edificações.

“Queremos, dessa forma, interferir de uma maneira bem propositiva nessas propostas importantes para o desenvolvimento da cidade de São Paulo e que irão passar, em breve, por análise dos vereadores”, afirma a advogada Tatiana Erhardt, curadora responsável pelo evento. Todas as discussões serão gravadas para posterior compilação no formato de um livro ou revista temática.

INÍCIO – A primeira mesa de debate, no dia 29 de outubro, terá o tema “Cidades Sustentáveis” e contará com a participação do arquiteto, PhD e consultor em cidades sustentáveis, Carlos Leite; e do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Américo (confira, ao final, a programação completa das palestras).

O ciclo será realizado na CasaE, primeira construção totalmente sustentável do país. O espaço foi desenvolvido e montado pela Basf com produtos e técnicas ambientalmente adequadas, que permitem a economia de 70% do consumo de energia. A CasaE fica na avenida Professor Vicente Rao, 1195, Campo Belo.

Confira a programação:

29/10 (terça-feira) Cidades Sustentáveis Carlos Leite (arquiteto, PhD e consultor em cidades sustentáveis); José Américo (presidente da Câmara Municipal de São Paulo)
31/10 (quinta-feira) Edifícios sustentáveis para habitação popular Maria Luisa Alvim Motta (Caixa Econômica Federal); Maria Salette de Carvalho Weber (Ministério das Cidades); Sebastião Almeida (prefeito de Guarulhos)
5/11 (terça-feira) Certificadoras de edifícios sustentáveis Bruno Casagrande (Fundação Vanzolini/Acqua); Felipe Faria (LEED/GBC); Viviane Cunha (BREEAM)
7/11 (quinta-feira) Soluções decodificadas para as construções sustentáveis e seus benefícios – Basf Representante da Fundação Espaço Eco; especialistas nacionais e internacionais da Basf
11/11 (segunda-feira) Engenharia: desafios nas obras de edifícios construídos Paulo Machado Lisboa Filho (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Asbea/Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB); Adriana Levisky (Asbea)
13/11 (quarta-feira) Eficiência energética Alexandre Bretzner (Windeo); representantes do Programa Procel/Edifica/Eletrobrás
19/11 (terça-feira) Destinação de resíduos e logística reversa Vera Fernandes Hachich (Tesis); Simão Pedro Chiovetti (secretário de Serviços e Obras); Sergio Ângulo (Instituto Militar de Engenharia – IME/Departamento de Engenharia e Construção Civil da Escola Politécnica – PCC)
21/11 (quinta-feira) Arquitetura paisagística nos edifícios Gica Mesiara (Quadro Vivo); João Manuel Linck Feijó (Associação Tecnologia Verde)
26/11 (terça-feira) Mesa redonda sobre Incentivos Fiscais Roberto Quiroga Mosquera (Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados); Marcos de Barros Cruz (secretário de Finanças); Luiz Fernando Massonetto (secretário de Negócios Jurídicos)
30/11 (sábado) Visita na CasaE e jogo da sustentabilidade Fernando Feitoza (Fundação Espaço Eco)