Erguer um edifício sustentável, atualmente, é possível graças à grande oferta de soluções, tecnologias e materiais disponíveis no mercado. Para explicar e ajudar a escolher as melhores opções, uma boa pedida é participar da palestra “Soluções decodificadas para as construções sustentáveis e seus benefícios”, que ocorre nessa quinta-feira (7/11), das 19h30 às 22h, na CasaE.

A iniciativa, promovida pela Basf, companhia líder mundial na área química, em parceria com a Câmara Municipal de São Paulo, integra o ciclo de debates “Edifícios sustentáveis”. O objetivo é discutir, junto aos profissionais da área, alternativas viáveis e criativas para transformar as habitações das grandes e médias cidades em ambientes mais econômicos, arborizados e com maiores áreas de lazer, a partir da utilização de materiais e técnicas que visem preservar o meio ambiente.

A palestra “Soluções decodificadas para as construções sustentáveis e seus benefícios” terá a participação de representantes da Fundação Espaço Eco, além de especialistas nacionais e internacionais da Basf. Ela integra uma série de dez debates temáticos, que vão contar com cobertura dos canais de comunicação da Câmara Municipal.

“Queremos, dessa forma, interferir de uma maneira bem propositiva nessas propostas importantes para o desenvolvimento da cidade de São Paulo e que irão passar, em breve, por análise dos vereadores”, afirma a advogada Tatiana Erhardt, curadora responsável pelo evento. Todas as discussões serão gravadas para posterior compilação no formato de um livro ou revista temática.

EFICIÊNCIA ECOLÓGICA – A Fundação Espaço Eco é uma área de excelência em desenvolvimento sustentável, que abriga um centro de ecoeficiência para a América Latina, onde são promovidos projetos de educação socioambiental, desenvolvimento comunitário e de reflorestamento. Trata-se de uma parceria da Basf com a GTZ, que é uma agência do governo alemão voltada para a cooperação internacional.

A Fundação, que foi inaugurada em 2005, ocupa uma área de preservação ambiental de cerca de 290 mil metros quadrados. Ela fica no Complexo de Tintas e Vernizes, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista.

O ciclo de debates “Edifícios sustentáveis” está sendo realizado na CasaE, primeira construção de eficiência energética da Basf no Brasil. O espaço foi desenvolvido e montado pela companhia com produtos e técnicas ambientalmente adequadas, que permitem a economia de 70% do consumo de energia. A CasaE fica na avenida Professor Vicente Rao, 1195, Campo Belo.

Quem quiser participar do evento, que é aberto ao público, deve se inscrever antecipadamente pelo e-mail erhardt@mnr.adv.br, já que as vagas são limitadas. Ao final do ciclo, a intenção é elaborar um relatório com sugestões voltadas para o Plano Diretor Estratégico, Lei de Zoneamento e o Código de Obras e Edificações.