Quando um cliente chegou para o arquiteto Aibek Almasov pedindo um retiro tranquilo nas montanhas do Cazaquistão, Almasov decidiu criar um novo tipo de casa na árvore . A casa que ele projetou será construída em torno de um pinheiro.

O prédio de quatro andares é cilíndrico e murado com vidro, para favorecer a vista do bosque. Não há privacidade, mas isso não é um problema já que não há vizinhos e o proprietário pretende visitar o espaço durante o fim de semana.

Os galhos das árvores se espalharam para preencher mais espaço nos níveis superiores da casa, assim, grande parte de aproveitamento está na base do edifício. O primeiro andar é dividido em uma casa de banho e cozinha, e uma cama se encaixa no segundo andar.

A casa fica a 14 quilômetros da cidade de Almaty e não há acesso aos serviços da cidade, como eletricidade. O arquiteto está planejando usar fontes de energia renováveis: a bomba de calor geotérmica provavelmente vai fornecer o calor no inverno, e um revestimento solar sobre as superfícies de vidro pode fornecer energia . A casa também vai reciclar água e, como não há acesso rodoviário direto, os proprietários terão de caminhar ou andar de bicicleta a uma curta distância para chegar em casa.

A construção está prevista para começar no próximo ano e terá um efeito relativamente pequeno sobre o terreno circundante, uma vez que será pré-fabricada em uma fábrica e apenas montada no local. Apesar da mudança de habitat, a própria árvore deve ficar saudável, diz Almasov.

“Isso não deve ser afetado porque ela vai sempre ser ventilada por janelas abertas”, explica ele, e ainda terá acesso a luz e água. E, claro, ao contrário de a maioria dos projetos de construção nos bosques, este deixará árvores permanecerem no local . “É melhor do que o corte de dezenas de árvores, a fim de construir uma casa de madeira”.

Embora não seja exatamente uma ideia de projeto que pode ser replicado em larga escala, Almasov diz que já tem interesse de outras pessoas que querem casas semelhantes. (via FastCO)