Discutir, junto a especialistas, alternativas viáveis e criativas para a aplicação de projetos de arquitetura paisagística nos últimos pavimentos dos edifícios a partir dos desafios presentes no ambiente urbano. Este será o tema central da palestra “Arquitetura paisagística nos edifícios” que ocorre nessa quinta-feira (21/11), das 19h30 às 22h, na CasaE.

Participam do encontro o engenheiro agrônomo João Manuel Linck Feijó, da Associação Tecnologia Verde Brasil, e a paisagista Gica Mesiara, da empresa Quadro Vivo. A mediação caberá a Ricardo Henrique Cardim, diretor da SkyGarden ENVEC Brasil e fundador da Associação Árvores de São Paulo.

O evento integra o ciclo de debates “Edifícios sustentáveis”, promovido pela Basf, companhia líder mundial na área química, em parceria com a Câmara Municipal de São Paulo. A ideia central é analisar, com os profissionais do setor, alternativas viáveis e criativas para transformar as habitações das grandes e médias cidades em ambientes mais econômicos, arborizados e com maiores áreas de lazer, com a utilização de materiais e técnicas que visem preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade.

INSCRIÇÕES – A palestra “Arquitetura paisagística nos edifícios” compõe uma série de dez debates temáticos, que vão contar com cobertura da TV Câmara São Paulo. Quem quiser participar do evento, que tem entrada franca, deve fazer inscrição antecipada pelo e-mail erhardt@mnr.adv.br, já que as vagas são limitadas. Ao final do ciclo, a intenção é elaborar um relatório com sugestões voltadas para o Plano Diretor Estratégico, Lei de Zoneamento e o Código de Obras e Edificações. Todas as discussões serão gravadas para posterior compilação no formato de um livro ou revista temática.

O ciclo de debates “Edifícios sustentáveis” está sendo realizado na CasaE, primeira construção de eficiência energética da Basf no país. O espaço foi desenvolvido e montado pela companhia com produtos e técnicas ambientalmente adequadas, que permitem a economia de 70% do consumo de energia. A CasaE fica na avenida Professor Vicente Rao, 1195, Campo Belo.

A iniciativa tem curadoria de Tatiana Erhardt (MNR Advogados) e Carol Piccin (Matéria Brasil) e apoio de Eduardo Mera (Mera Arquitetura Paisagística), Danielle Mattar e Susanna do Val Moore. Confira, a seguir, o calendário das próximas palestras:

26/11 (terça-feira) Mesa redonda sobre Incentivos Fiscais Roberto Quiroga Mosquera (Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados); Marcos de Barros Cruz (secretário de Finanças); Luiz Fernando Massonetto (secretário de Negócios Jurídicos)
30/11 (sábado) Visita na CasaE e jogo da sustentabilidade Fernando Feitoza (Fundação Espaço Eco)