As empresas WayCarbon, consultoria em projetos de sustentabilidade e mudanças climáticas, e Siteware, especialista em soluções de apoio à decisão e gestão por resultados, acabam de lançar o software eClimas – dirigido a empresas que gerenciam e controlam suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), atentas a padrões e normas de sustentabilidade. O software é uma iniciativa inovadora para ajudar as empresas a controlarem de forma automatizada os índices de emissão de poluentes, definindo limites e garantindo o cumprimento das ações de mitigação.

Oferecido na modalidade software as a service (SaaS), o eClimas acompanha metas, responsabilidades e indicadores de gestão de GEE. “O sistema possibilita o vínculo entre os resultados mensurados e as ações mitigadoras”, afirma o diretor da Siteware, Marcello Ladeira. A partir da criação de planos de ação personalizados, a solução possibilita acompanhamento, ajuste constante às necessidades de redução e agilidade na execução. “Ele permite à empresa monitorar o que está sendo feito, verificando o percentual de conclusão, o alcance e a eficácia destas ações”. Todos estes dados gerados pelas análises do eClimas ficam armazenados de maneira segura e fornecem uma base sólida de respostas efetivas aos questionamentos externos.

“O que acontece na prática é que a maioria das empresas faz uma análise anual das emissões. Ao fim do processo, a companhia acaba verificando que não atingiu a meta estabelecida ou, no extremo oposto, descobre que seu compromisso estava frouxo e incompatível com a situação atual do negócio”, comenta o diretor de Novos Negócios da WayCarbon, Henrique Pereira. O eClimas opera na “nuvem” e em tempo real, automatizando e garantindo confiabilidade ao processo de coleta de dados. O software monitora performance, permite rastreabilidade das informações e gera relatórios que atendem ao GHG Protocol, CDP, ICO2 e GRI.

“O sistema pode ser customizado conforme as necessidades e especificidades de cada empresa, operando com segurança e transparência na exposição dos dados de emissão de GEE. As análises geram um banco de dados que facilita a comunicação das companhias com seus públicos Assim, é possível produzir relatórios simples ou complexos, com os indicadores atualizados que podem ser apresentados a investidores, clientes ou governo”, destaca. Segundo ele, para gerenciar um processo e desenvolver reações aos seus desdobramentos é preciso conhecê-lo de maneira adequada, e, para facilitar esse conhecimento, o eClimas realiza um monitoramento contínuo.