O ciclo de debates “Edifícios sustentáveis” chega ao fim nesse sábado (30/11). Na ocasião, será realizada, das 9h às 12h, visita monitorada à CasaE e uma atividade lúdica voltada a discutir conceitos de sustentabilidade.

Ao longo de dez encontros, que reuniram especialistas e autoridades públicas ligadas ao tema, o objetivo central foi a discussão, junto aos profissionais da área, de alternativas viáveis e criativas para transformar as habitações das grandes e médias cidades em ambientes mais econômicos, arborizados e com maiores áreas de lazer. Tudo isso a partir da utilização de materiais e técnicas que visem preservar o meio ambiente.

No último dia do ciclo as pessoas irão participar, de forma lúdica e prática, do jogo “Cidades sustentáveis – O jogo da socioecoeficiência”. Trata-se de um sistema pedagógico, que explica esse conceito por meio de uma reflexão junto a executivos e funcionários sobre o impacto das ações cotidianas das empresas e a sua relação com a sustentabilidade.

A CasaE, que foi palco dos debates, é a primeira construção de eficiência energética da Basf no país. O espaço foi desenvolvido pela companhia com produtos e técnicas ambientalmente adequadas, que permitem a economia de 70% do consumo de energia. No momento, ela passa por estudos da Fundação Espaço Eco, que vai avaliar os materiais empregados na sua montagem.

A expectativa é que a CasaE, que fica na avenida Professor Vicente Rao, 1195, no bairro de Campo Belo, obtenha, em breve, a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), que é o principal selo de construção sustentável do Brasil.

INSCRIÇÃO PRÉVIA – Quem quiser participar do evento, que é aberto ao público, deve fazer inscrição antecipada pelo e-mail erhardt@mnr.adv.br, já que as vagas são limitadas. Com o término do ciclo de debates, a intenção agora é elaborar um relatório com sugestões voltadas para o Plano Diretor Estratégico, Lei de Zoneamento e o Código de Obras e Edificações.

“Queremos, dessa forma, interferir de uma maneira bem propositiva nessas propostas importantes para o desenvolvimento da cidade de São Paulo e que irão passar, em breve, por análise dos vereadores”, afirma a advogada Tatiana Erhardt, curadora responsável pelo evento. Todas as discussões serão gravadas para posterior compilação no formato de um livro ou revista temática.

Sobre a CasaE: http://atitudesustentavel.com.br/blog/2013/08/27/casae-casa-eficiente-economiza-70-de-energia/