Um novo formato de telhado verde para moradias populares é a mais nova criação do arquiteto francês Patrick Nadeau. A casa possui dois pavimentos, onde no nível do solo ficam a sala de estar, cozinha e espaço multimídia e no pavimento superior, dois quartos separados pelo banheiro com acesso pelo mezanino. Toda a estrutura é feita de madeira com uma base de concreto e na fachada, painéis de policarbonato para aproveitar a entrada de luz natural.

O telhado verde, característica marcante da casa, funciona como um isolante térmico e foi cuidadosamente projetado para que a vegetação pudesse ser devidamente fixada na superfície em curva do telhado. Para melhorar a comunicação entre arquitetura e o entorno natural, foram escolhidas espécies de plantas resistentes as variações climáticas modificando a aparência da casa de acordo com a estação do ano. Lavanda, tomilho e outras ervas foram espalhadas por toda a superfície e além das vantagens estéticas, aromatizam o ambiente de forma natural. Além disso, o telhado possui um sistema de rega automática, no qual um mecanismo faz a retenção de água da chuva e umidifica a vegetação na quantidade necessária.

A Wave House foi concebida como uma das 63 casas experimentais que fazem parte de um projeto de habitação a preços acessíveis na região de Reims, na França. (via Arq. Sustentável)